BOA ONDA E NA ONDA
DA SUSTENTABILIDADE

Os produtores de Maçã de Alcobaça enfrentaram profundas mudanças e desafios nos últimos anos: alterações nas práticas culturais, nos mercados, na implementação de referenciais e certificações sociais.

Estão a enfrentar o enorme desafio do fenómeno das alterações climáticas e da escassez de água. Para criar sustentabilidade neste conjunto complexo de fatores, a APMA define um conjunto de princípios, de compromissos que vão orientar o caminho da produção futura da Maçã de Alcobaça.

POMARES

FRUTO DA NATUREZA, AMIGO DO PLANETA.

Os pomares verdes da Maçã de Alcobaça contribuem diariamente para a captura do carbono e resultado disso impactam positivamente o ciclo da água, no fenómeno da evado-transpiração. Um pomar do tamanho de um campo de futebol (1 hectare) pode capturar 30 toneladas de dióxido de carbono por ano, o que significa que esta atividade tem um balanço positivo.

COMPROMISSOS

UMA MAÇÃ CONSCIENTE E COMPROMETIDA COM O FUTURO.

O futuro tem enormes desafios.

Face aos atuais desafios ambientais e à necessidade de proteger os ecossistemas, a agricultura procura constantemente adotar práticas que valorizem os equilíbrios naturais. Neste contexto, a Biodiversidade funcional assume um papel central, como o conjunto de espécies que presta serviços ecológicos essenciais nos sistemas agrícolas.

Agricultura Regenerativa é uma abordagem agrícola que vai além da sustentabilidade, procurando restaurar e melhorar os ecossistemas agrícolas e naturais.

Para criar maior sustentabilidade, o APMA define um conjuntode princípios de compromissos que orientam o caminho da produção futura da Maçã de Alcobaça.